COMO CULTIVAR BANANA

Originária de clima tropical úmido, a banana necessita de temperatura que esteja entre 10ºC a 40ºC, bastante luminosidade (cerca de 1.000 e 2.000 horas de luz/ano) e pouco vento.
Com condições favoráveis, a planta tem crescimento contínuo e rápido, com produção abundante.

Solos
As raízes da bananeira penetram de 60 a 80 cm de profundidade e por isso preferem os solos ricos em matéria orgânica, argilo-sílico-humosos, ou mistos, muito drenados.
Solos encharcados e possíveis de inundações devem ser evitados. Antes da plantação, é aconselhável realizar a análise do solo para fazer a calagem (se houver necessidade).

Propagação
Não possui sementes, então, propaga-se por rizoma, brotado ou nãorotado; ou ainda por mudas produzidas em laboratórios. Conforme seu desenvolvimento, o rizoma brotado recebe as seguintes denominações: Chifre: muda bem desenvolvida com 40 a 60 cm de altura; Chifrinho: tem cerca de 25 cm de altura; Chifrão: é a mais desenvolvida, com a primeira folha normal; Muda alta ou de replante: acima de um metro de altura.
O rizoma não-brotado pode ser inteiro, subdividido ao meio e subdividido em 4 partes.
Quando subdividido, cada pedaço deve ter mínimo de 500 g.
A escolha da muda é essencial, pois dela dependerá a qualidade do bananal.
A origem deve ser de bananal vigoroso, sadio e em franca produção. Não devem apresentar sintomas da doença "Mal-do-Panamá", ataque de nematóides e broca-da-bananeira.

Adubação
A adubação antes do plantio é realizado por cova (50 ou 60 cm de comprimento, largura e profundidade) aplicando-se 10 litros de esterco de curral ou 2 kg de esterco de aves (ou ainda 1 kg de torta de mamona).
Introduz a muda na cova e coberta com terra. As adubações anuais devem ser feitas de acordo com o resultado da análise do solo e da produtividade esperada.

Tratos culturais
O bananal, deve ser mantido limpo e livre de ervas daninhas, o desbaste.
O primeiro desbaste é realizado quatro meses após o plantio, deixando em cada touceira apenas a planta inicial e rebento que estiver saindo.
Após mais quatro meses realiza-se o segundo desbaste, deixando as duas primeiras plantas e mais um rebento.
Novamente, após 40 dias, acontece outro desbaste, o terceiro, ficando 3 plantas na touceira.
A colheita da banana muda conforme o cultivar, precocidade, clima, tratamento, solo e finalidade da produção.
Entre as variedades precoces, em média, o ciclo entre o plantio e o florescimento é de aprox. 9 meses; e depois, mais 3 meses e meio até a colheita.

Plantio
A época indicada para o plantio é no início da estação chuvosa, evitando-se os meses de baixa temperatura.
O espaçamento entre as covas varia entre os cultihvares de porte alto, médio e baixo: porte alto: 2,5 a 3 metros; 3 x 3 metros; 3 x 4 metros e 2,5 x 2,5 metros.porte médio: 2 x 2,5 metros; 2,2 x 2,2 metros; 2,5 x 2,5 metros e 2 x 2 metros.porte baixo: 2 x 2 metros; 2,2 x 2,2 metros e 2 x 2,5 metros.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem