Como plantar batata

Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!

Batatas

Batatas - imagem original: Victoria Rachitzky - Licença Creative Commons

Clima

A batata cresce melhor em clima ameno, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 15°C e 20°C. Em temperaturas acima de 27-30°C não há formação dos tubérculos.

Luminosidade

A batateira necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões de clima quente, a batata pode ser cultivada com sombra parcial.
Batateira
Plante a batata em solo sem pedras e outros detritos - imagem original: Ian Sommerville - Licença Creative Commons

Solo

Plante a batata em solo bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6, mas a batateira é bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre levemente úmido. O excesso de água facilita o surgimento de doenças na plantação. Suspenda a irrigação nas duas últimas semanas antes da colheita.
Batatas-sementes
Batatas-sementes - imagem original:Michael Warren - Licença Creative Commons

Plantio

Plantações comerciais fazem o plantio de batata com as assim chamadas batatas-sementes certificadas, que são batatas cultivadas em regiões livres de doenças que afligem a batateira. Geralmente estas regiões são sujeitas a invernos rigorosos, onde o solo congela no inverno, matando insetos vetores de viroses e patógenos que causam doenças.
Em hortas domésticas o plantio é realizado com batatas que não apresentam sinais de doenças. O ideal é deixar as batatas em ambiente bem iluminado até que os brotos (ou rebentos) cresçam (cada olho do tubérculo produz um broto ou rebento). As batatas são plantadas quando os brotos atingem aproximadamente 2 cm de comprimento.
É possível utilizar tanto batatas grandes cortadas quanto batatas de qualquer tamanho inteiras. Batatas grandes podem ser cortadas para produzir mais plantas, bastando deixar pelo menos dois olhos ou brotos por pedaço. Os pedaços devem ser deixados em ambiente arejado ao menos por um dia para que as superfícies dos cortes sequem antes do plantio.
Alguns cultivares de batata podem também ser cultivados a partir de sementes retiradas do fruto da batateira, que são plantadas em sementeiras e posteriormente transplantadas quando têm pelo menos 4 folhas.
Batatas podem ser cultivadas em vasos, sacos e contêineres, desde que estes tenham pelo menos 30 cm de largura e de profundidade, o espaço mínimo recomendado para o plantio de uma única batata-semente.
Flores da batateira
Flores da batateira - imagem original: Avanova - Licença Creative Commons

Tratos culturais

O principal cuidado é não permitir que os tubérculos da planta (as batatas que serão colhidas) fiquem expostos à luz. Isso deixa as partes expostas da batata com uma cor esverdeada por causa da produção de clorofila e induz a produção de solanina, uma substância tóxica. Assim, amontoe terra junto aos pés das batateiras a cada 30 dias, mantenha o solo com uma boa camada de cobertura morta ou cubra o solo com um plástico preto opaco desde o início do plantio.
Batatas no solo
A colheita da batata é realizada quando as ramas estão amareladas - imagem original:Ishikawa Ken - Licença Creative Commons

Colheita

As batatas podem ser colhidas quando as ramas estão amareladas e os tubérculos estão se soltando com facilidade. Se as batatas serão armazenadas por um período maior, deixe a planta secar antes de iniciar a colheita.
A batateira é uma planta tóxica e suas ramas, folhas e frutos não devem ser utilizados na alimentação humana ou de animais. Batatas esverdeadas podem ainda ser consumidas se um bom pedaço da parte que estiver verde for descartado, mas é preferível descartar a batata inteira ou usá-la como batata-semente.
Batatas de várias cores
Amostra de batatas das cores amarela, rosa e preta (ou roxa). Há muitos cultivares de batata, que podem variar bastante na cor, tamanho e formato dos tubérculos - imagem original: sparklebliss - Licença Creative Commons
Fonte: www.hortas.info
Divulge:

Cultivos

Postar um comentário:

0 comentários: