Descrição
É ma planta de caule herbáceo e ereto podendo alcançar até 120 centímetros de altura. Suas folhas são disposta alternadamente ao longo do caule, possui formato oblongo - lanceolada de consistência herbácea com no máximo 10 centímetro de comprimento. Sua inflorescência é do tipo espiga unissexuadas e com frutos de tipo cápsula.
Ocorrência
O Amaranthus spinosus, ocorre em todas as regiões do Brasil e pode surgir como espécie infestante em várias culturas como de algodão, arroz de sequeiro, café, cana-de-açúcar, frutíferas, fumo, mandioca, mamona, milho, soja, sorgo e pastagens. Ocorre também em terrenos baldios, hortas, jardins e viveiros de mudas. Aparece logo após a limpeza do terreno.Utilidade
Na culinária
Os carurus são plantas altamente nutritivas, ricas em ferro, potássio, cálcio, e vitaminas A, B1, B2 e C. Além, também aumentam a lactação. As folhas, flores e sementes, podem ser consumidas em saladas, ao natural, mas também podem ir junto das hastes (caule) em refogados muito deliciosos ou outras receitas. As folhas de diferentes espécies de caruru tem gostos diferentes, algumas mais ou menos amargas que outras.
Uso medicinal
Os carurus também são plantas medicinais de uso bastante amplo. As raízes são usadas externamente contra infecções de pele. Raízes e folhas são eficazes no combate à gonorréia, e também são bons como emolientes (cremes para hidratar a pele). Folhas são diuréticas (como o álcool: aumentam o volume de urina) e laxantes.Para agricultura
Assim como as demais plantas espontaneas, os carurus dão algumas informações sobre as condições do solo onde surgem, podendo ser indicadoras de qualidade do solo. Geralmente os carurus surgem em solos férteis, com grande quantidade de matéria orgânica e potássio, sendo estas características adequadas para a maior parte dos plantios.Com informações de:
- http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons
- “Plantas daninhas do Brasil – terrestres, aquáticas, parasitas e tóxicas”, Harri Lorenzi. 4ª Edição, Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.
- “Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas”, Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos. 2ª Edição, Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.
- http://vida-nos-bosques.blogspot.com.br/2011/05/caruru-amaranthus-sp.html acesso 01/04/2017
Postar um comentário:
0 comentários:
Postar um comentário