DOENÇAS DO ABACATEIRO: Verrugose ou Sarna-do-abacateiro (Sphaceloma perseae)

O Sphaceloma perseae Jenkins é o agente causal da verrugose ou sarna-do-abacateiro (Persea americana Mill.). É uma das principais doenças da cultura porque, além de depreciar a aparência do fruto, também provoca perdas devido à queda de frutos jovens e ao subdesenvolvimento que ocorre em situações de alta severidade da doença.
Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!

O Sphaceloma perseae Jenkins é o agente causal da verrugose ou sarna-do-abacateiro (Persea americana Mill.). É uma das principais doenças da cultura porque, além de depreciar a aparência do fruto, também provoca perdas devido à queda de frutos jovens e ao subdesenvolvimento que ocorre em situações de alta severidade da doença.

Partes afetadas 

FRUTOS: Nos frutos ocorrem lesões necróticas, salientes, arredondadas e de coloração marrom. Essas verrugas são lesões epidérmicas, ásperas, cobertas por tecidos cicatriciais e têm consistência suberificada.

FOLHAS: Nas folhas ocorrem pequenas lesões necróticas, salientes, arredondadas e de coloração marrom.

Modo infecção e desenvolvimento da doença

Sphaceloma perseae desenvolve-se somente em condições de umidade elevada. Em condições desfavoráveis, esse fungo sobrevive em folhas infectadas. Quando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas, ramos e frutos, onde causa as lesões de sarna, nas quais produz as suas formas de reprodução.

Formas de controle

PRÁTICAS CULTURAIS: Nos pomares deve-se realizar poda de limpeza das plantas infectadas, removendo os focos de infecção.

CONTROLE QUÍMICO: Em viveiros é recomendado o controle preventivo com aplicação de fungicida, bem como quando aparecerem os primeiros sintomas.

Divulge:

Doenças de Plantas

Postar um comentário:

0 comentários: