Caruncho-do-feijão ou Gorgulho-do-feijão (Acanthoscelides obsoletus)

São insetos que podem ser encontrados nas principais regiões do Brasil. A maior preocupação deve ser com as larvas, uma vez que os adultos não causam prejuízos.


Classificação

Classe Insecta, ordem Coleoptera, Bruchidae família, gênero Acanthoscelides.
Morfologia e biologia. 
O corpo besouro é ovóide, ligeiramente convexo, luz ou marrom escuro, com cabelos dourados verde-amarelas e manchas longitudinais do alto, cabelos grisalhos luz de baixo. O seu comprimento varia de 2 a 5 mm. Élitros curtos castanhos escuros não cobrem final abdominal. Pronoto é mais largo do que longo; scutellum quadrangular é grande. O inseto tem antena clavate (primeiros 4-5 segmentos são marrom-avermelhada) e pernas amarelo-vermelho. Ovo oblongo é branco, cerca de 0,6-0,7 mm de comprimento. Cilíndrico Jovem larvas brancas têm cerdas e três pares de pernas. Pupa branco é de cerca de 4 mm de comprimento. Hibernação do Feijão Weevil ocorre nas fases de besouro ou larva (outras etapas também podem inverno), geralmente em armazéns. Na parte sul da área de espécies, a diapausa pode ser observada em resíduos de plantas. Os escaravelhos aparecer a uma temperatura de 12,5 ° C, mas que são inactivas à temperatura abaixo de 16 ° C. Os insectos migrar para campos a 20 ° C. No início, eles se alimentam de ervilhaca, peavine, tremoço, alfafa e outras culturas leguminosas; Eles, então, passar para feijão Feijão, feijão, soja, lentilhas. A praga também migra para campos de cereais. Em alguns dias após o acoplamento, ovos leigas dentro ou em amadurecimento vagens por grupos (5-20), perfurando as suturas pod ou roer buracos. Fecundidade de uma fêmea atinge 200 ovos. Os ovos se desenvolvem durante 30-45 dias. As larvas penetram nos grãos, comer completamente o conteúdo. Vários larvas podem desenvolver-se em um grão (a 56). Período larval dura 3-3,5 semanas. Pupation também ocorre em grão (9-29 dias). Ciclo de vida de uma geração leva 100-110 dias. A praga chega no armazém de grãos onde se desenvolve até esfriar.



Ecologia.


As condições mais favoráveis ​​para o inseto são as temperaturas 27-29 ° C (besouros), 24-27 ° C (larvas) e 22-26 ° C (pupa). Temperaturas mais altas e mais baixas causar uma diminuição da fecundidade. A espécie é muito sensível a temperaturas abaixo de zero. O feijão Weevil prefere alta umidade, 80-88%. Dá 2-5 (2 em campos) gerações em condições de Transcaucásia e Ásia Central; 3-4 (1 em campo) no Território de Krasnodar, Ucrânia, Moldávia, Bielorússia, Cazaquistão. O maior número e atividade prejudicando são observados no final de junho e em julho. Predadores mais importantes são Eupelmus degeeri Dalm., E. maculipes Walk., E. cyaniceps Ashm., Bruchobius laticollis Ashm., Lathromeris senex Grese., Bruchocida orientalis Cwfd., Aplastomorpha sp. Lar., Eupteromalus leguminis Gahan., Sigalphus thoracius C., Microdontomerus anthonomi Cwfd., Triaspis thoracicus Curt., Trichogramma evanescens Oeste., Pediculoides ventricosus NEWP., Staphylinus nigrellus Horn.

CONTROLE: Pode-se fazer o uso de fumigação. Quando em pequenas quantidades, recomenda-se colocar o feijão em vidros fechados.


 Fonte: agroatlas e Agrofit




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem