Doenças do Alface: Cercosporiose (Cercospora longisssima (Cugini) )

Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!

Descrição: O fungo Cercospora longisssima (Cugini) Traverso é o agente causal da cercosporiose da alface.
Esta é uma doença considerada de importância menor na maioria dos países, porém, na Costa do Marfim, é responsável pelas maiores perdas nas lavouras de alface.
A doença se carateriza por causar manchas necróticas nas folhas, depreciando seu valor comercial.
O patógeno tem ampla distribuição mundial, sendo mais comum nos trópicos e subtrópicos. No Brasil, existem registros da doença nos estados do Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais e nas regiões Sul e Sudeste.
Cercospora longissima afeta apenas hospedeiras da família Asteraceae.

Sintomas: O sintoma típico da doença são lesões necróticas nas folhas.

FOLHAS: A doença começa a se manifestar nas folhas mais velhas e inferiores como diminutas manchas marrons, rodeadas por um tecido clorótico, evoluindo para manchas irregulares ou angulares, variando de coloração canela a marrom. As lesões totalmente desenvolvidas são ligeiramente deprimidas e necróticas. Os sintomas se dispersam progressivamente para a parte superior da planta, podendo ocupar áreas extensas nas folhas devido à coalescência das lesões.

Bioecologia: O fungo sobrevive nos restos de cultura deixados no campo, em plantas voluntárias de alface ou em outros hospedeiros estreitamente relacionados.
Os conídios são disseminados dentro do campo pelo vento e pelos respingos da água da chuva ou da irrigação por aspersão. É muito provável que as sementes também sirvam como via de disseminação a longa distância, seja por infecção ou por contaminação superficial.
Umidade relativa alta e água livre sobre as folhas por um período não inferior a 24 horas, assim como temperatura na faixa de 15-30 °C, com ótimo de 25 °C para a germinação dos conídios e penetração dos tecidos, são condições que favorecem o desenvolvimento da doença.

Controle: Não existem cultivares ou variedades comerciais de alface resistentes a C. longissima.
Os restos de culturas devem ser retirados do campo e queimados ou enterrados, assim como eliminar das vizinhanças da lavoura, as plantas estreitamente relacionadas que possam servir de hospedeiro alternativo; evitar os solos mal drenados ou com possibilidade de encharcamento; realizar rotação de cultura com plantas não-hospedeiras.
Só em casos muito justificados se recomenda a aplicação de fungicidas.



Divulge:

Controle

Cultivos

Deonças

Postar um comentário:

1 comentários:

Unknown disse...

Boa noite como posso tratar dessa doença Cercospora