Pular para o conteúdo principal

Erva-quente (Spermacoce latifolia)


A Erva-quente é uma planta originária do Brasil pertencente à Família Botânica Rubiaceae e seu nome científico é Spermacoce latifolia. É uma planta herbácea, podendo ser ereta ou prostada, alcançando até 50 cm de altura. Sua reprodução ocorre através de sementes, apresenta ciclo anual, podendo ser mais longo que o das culturas anuais de verão. É adaptada a solos pobres e ácidos, entretanto seu desenvolvimento é maior em solos férteis. Esta planta compete com outras culturas durante todo o ciclo devido a sua tolerância a sombreamento.

        A Erva-quente pode ser encontrada em diversas regiões do brasil, principalmente em áreas da região Sudeste, Centro-Oeste e Sul, sendo que também pode ser encontrada, em menor intensidade, no Norte do país.

        Suas folhas são dispostas alternamente em pares, com folhas opostas. Seu formato é ovalado, com base arredondada e o ápice agudo. O comprimento pode variar de 1 a 7 cm, e de 0,5 a 4 cm de largura. Na face ventral, encontram-se nervuras deprimidas e, na face dorsal, as nervuras estão em relevo. Não apresentam pêlos. Sua cor varia entre o verde e o verde escuro.

       O caule pode atingir até 40 cm de comprimento; é ramificado a partir da base, formando diversos caules, onde os entrenós podem atingir 10 cm de comprimento. Sua base é cilíndrica e, no decorrer do caule, quadrangular. Sua coloração é verde e não apresenta pêlos.

       As semente apresentam formato ovalado, apresentando sulco longitudinal de cor clara ou escura. Seu comprimento varia de 2 a 2,5 cm, enquanto sua largura vai de 1 a 1,5 cm. Sua superfície apresenta coloração castanha e ausência de pêlos.

       A Inflorescência ocorre na base do pecíolo da folha, com tamanho pequeno e coloração branca, variando ao azul.

     Atenção: esta espécie pode abrigar nematóides do gênero Meloidogyne.



Fonte: embrapa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças do Abacateiro [Persea americana] : Mancha-de-alga [Cephaleuros virescens]

A Mancha-de-alga ou Mancha-da-folha é uma doença que ataca o abacateiro seu agente causal é uma alga denominada cientificamente como Cephaleuros virescens Kunze. Essa doença reduz a área fotossintética normal das folhas do abacateiro e, conseqüêntemente, o vigor da planta. O estresse ambiental, como solos pobres, superpopulação de árvores e densa vegetação secundária, aumenta a suscetibilidade do abacateiro a esta doença. A severidade da doença é maior nas folhas afetadas por ácaros, insetos ou por outras doenças foliares. A Mancha-de-alga ocorre em todas as regiões tropicais e subtropicais úmidas. Existem registros de incidência no Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e Zimbábue. Cephaleuros virescens ataca, além do abacateiro, plantas pertencentes a mais de 20 famílias diferentes, entre elas, Anacardiaceae [família da manga e caju], Annonaceae [família da graviola], Myrtaceae [goiaba], Orchidaceae [família das orquídeas], Rubiaceae [família do café], Rutaceae [família dos cit...

Apostilas: Cultivo de Macarujá

Livro: Sistema de Produção de Maracujá ....PDF.....  Baixar Apostila: Aspectos Gerais da Cultura do Maracujá ...PDF...  Baixar Apostila - Cultivo de Maracujá ...doc...  Baixar