Pular para o conteúdo principal

Série Plantas: capim-angola (Brachiaria purpurascens)


O Capim-angola é uma planta da família botânica Poaceae, o seu nome científico  é Brachiaria purpurascens. É uma espécie de origem africana que se adaptou bem as condições ambientais das Américas do Sul e Central, onde seu cultivo é praticado em muita propriedades. É uma planta de facil propagação vegetativa, vigor competitivo, altas produções e boa qualidade de forragem. A B. purpurascens forma colônias, que boiam na correnteza em vales estacionalmente inundados e pode suportar alagamento por longo tempo, mas não pode ser cultivada com sucesso em solos secos e áreas semi-áridas. É portanto adequada para cultivo nos trópicos úmidos, sub-trópicos e áreas úmidas ou solo irrigado.
Apresenta colmos floríferos de 2 a 6 m de comprimento, prostrados, com muitos nós, que enraizam, formando densa cobertura. Os nós apresentam-se densamente pilosos, com pelos brancos. As folhas são glabras ou ocasionalmente levemente pilosas, linear e lanceoladas com 100-300 mm de comprimento e 8-20 mm de largura.  
Inflorescência em panícula com 10 a 20 racemos, sendo os racemos basais geralmente ramificados com 250 a 150 mm de comprimento. Espiguetas 3-4 mm de comprimento, glabras, em duas fileiras, e se uma espigueta for séssil e a outra sobre um pedicelo, aparece em 4 fileiras. A gluma inferior apresenta 1/3 a 1/2 do comprimento da espigueta. O flósculo fértil tem aproximadamente 3 mm de comprimento. A pálea apresenta-se amarela quando a semente está madura.



Fonte: Embrapa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças do Abacateiro [Persea americana] : Mancha-de-alga [Cephaleuros virescens]

A Mancha-de-alga ou Mancha-da-folha é uma doença que ataca o abacateiro seu agente causal é uma alga denominada cientificamente como Cephaleuros virescens Kunze. Essa doença reduz a área fotossintética normal das folhas do abacateiro e, conseqüêntemente, o vigor da planta. O estresse ambiental, como solos pobres, superpopulação de árvores e densa vegetação secundária, aumenta a suscetibilidade do abacateiro a esta doença. A severidade da doença é maior nas folhas afetadas por ácaros, insetos ou por outras doenças foliares. A Mancha-de-alga ocorre em todas as regiões tropicais e subtropicais úmidas. Existem registros de incidência no Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e Zimbábue. Cephaleuros virescens ataca, além do abacateiro, plantas pertencentes a mais de 20 famílias diferentes, entre elas, Anacardiaceae [família da manga e caju], Annonaceae [família da graviola], Myrtaceae [goiaba], Orchidaceae [família das orquídeas], Rubiaceae [família do café], Rutaceae [família dos cit...

Apostilas: Cultivo de Macarujá

Livro: Sistema de Produção de Maracujá ....PDF.....  Baixar Apostila: Aspectos Gerais da Cultura do Maracujá ...PDF...  Baixar Apostila - Cultivo de Maracujá ...doc...  Baixar