Pular para o conteúdo principal

Como cultivar Girassóis

Girassóis

O girassol, cujo o nome científico é Helianthus annuus e que pertence à família botânica Asteraceae, é uma planta originária da América do Norte, apresenta ciclo anual, possui grandes inflorescências do tipo capítulo, com aproximadamente 30 cm de diâmetro, cujo o caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia do tipo oposta cruzada, notável por "olhar" para o Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.
Seus frutos secos (cipselas) contêm sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas, e podem ser usadas para fazer farinha ou para a extração de óleo vegetal. As sementes, o farelo resultante da extração de óleo e a folhagem podem ser utilizados na alimentação de aves e outros animais.
Para o cultivo deve se seguir as seguintes recomendações

O girassol é uma planta que se adapta bem em regiões onde clima não apresente temperatura mínima durante o ciclo de cultivo inferior a 5°C, sendo preferencialmente que seu cultivo seja feito sobe o regime temperaturas elevadas, que é as condições de temperatura favorável ao bom desenvolvimento da planta, que pode tolerar até mesmo temperaturas próximas a 40°C. No entanto, ventos fortes e tempestades podem causar danos as plantas, diminuindo a produtividade.

Esta planta é muito exigente em luminosidade pois deve cultivada com iluminação solar direta.

O solo deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. Esta planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, mas o ideal é que esteja entre 6 e 7,5.

A irrigação frequente  para que o solo seja mantido úmido, mas sem que permaneça encharcado. Contudo, plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

O plantio deve ser feito diretamente no local de cultivo colocando-se as sementes numa profundidade aproximada de 3 cm com espaçamento de 80 cm entre linhas e 40 cm entre plantas.

Os tratos culturais compreendem: capinas, controle de pragas e doenças e rotação de cultura.

A colheita pode geralmente ocorre com de 70 a 90 dias após o plantio.

Fonte: hortas.info,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças do Abacateiro [Persea americana] : Mancha-de-alga [Cephaleuros virescens]

A Mancha-de-alga ou Mancha-da-folha é uma doença que ataca o abacateiro seu agente causal é uma alga denominada cientificamente como Cephaleuros virescens Kunze. Essa doença reduz a área fotossintética normal das folhas do abacateiro e, conseqüêntemente, o vigor da planta. O estresse ambiental, como solos pobres, superpopulação de árvores e densa vegetação secundária, aumenta a suscetibilidade do abacateiro a esta doença. A severidade da doença é maior nas folhas afetadas por ácaros, insetos ou por outras doenças foliares. A Mancha-de-alga ocorre em todas as regiões tropicais e subtropicais úmidas. Existem registros de incidência no Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e Zimbábue. Cephaleuros virescens ataca, além do abacateiro, plantas pertencentes a mais de 20 famílias diferentes, entre elas, Anacardiaceae [família da manga e caju], Annonaceae [família da graviola], Myrtaceae [goiaba], Orchidaceae [família das orquídeas], Rubiaceae [família do café], Rutaceae [família dos cit...

Apostilas: Cultivo de Macarujá

Livro: Sistema de Produção de Maracujá ....PDF.....  Baixar Apostila: Aspectos Gerais da Cultura do Maracujá ...PDF...  Baixar Apostila - Cultivo de Maracujá ...doc...  Baixar