Pular para o conteúdo principal

Doenças do Abacaxi: Podridão-negra (Ceratocystis paradoxa)

A podridão-negra é das principais doenças da cultura do abacaxi no Brasil, ocasionando perdas econômicas significativas. Esta doença é causada pelo fungo Ceratocystis paradoxa, que também ataca outras famílias de plantas (Arecaceae, Poaceae, Convolvulaceae, Anacardiaceae, Solanaceae).

O fungo Ceratocystis paradoxa sobrevive como saprófito nos restos da cultura ou outros materiais vegetais em decomposição e sua disseminação pode ocorrer através dos frutos ou por mudas infectadas, pelo vento, respingos da água da chuva ou irrigação por aspersão ou pelos insetos atraídos pelo cheiro dos frutos apodrecidos deixados no campo. temperatura ambiente em torno de 25 °C e umidade relativa alta favorecem o desenvolvimento da doença.

Os sintomas típicos da doença são o apodrecimento mole e negro geralmente na base dos frutos maduros e a produção de um agradável cheiro etéreo devido à fermentação da glicose.

Medidas de Controle

  • Deve-se evitar as colheitas durante os dias chuvosos, assim como os ferimentos e deixar sempre um pedaço do pedúnculo nos frutos.
  • Fazer a desinfecção dos frutos após a colheita, dos locais de embalagem e armazenamento.
  • Armazenar os frutos em frigoríficos a temperatura abaixo de 10 °C.










Fonte: Agrofit

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças do Abacateiro [Persea americana] : Mancha-de-alga [Cephaleuros virescens]

A Mancha-de-alga ou Mancha-da-folha é uma doença que ataca o abacateiro seu agente causal é uma alga denominada cientificamente como Cephaleuros virescens Kunze. Essa doença reduz a área fotossintética normal das folhas do abacateiro e, conseqüêntemente, o vigor da planta. O estresse ambiental, como solos pobres, superpopulação de árvores e densa vegetação secundária, aumenta a suscetibilidade do abacateiro a esta doença. A severidade da doença é maior nas folhas afetadas por ácaros, insetos ou por outras doenças foliares. A Mancha-de-alga ocorre em todas as regiões tropicais e subtropicais úmidas. Existem registros de incidência no Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e Zimbábue. Cephaleuros virescens ataca, além do abacateiro, plantas pertencentes a mais de 20 famílias diferentes, entre elas, Anacardiaceae [família da manga e caju], Annonaceae [família da graviola], Myrtaceae [goiaba], Orchidaceae [família das orquídeas], Rubiaceae [família do café], Rutaceae [família dos cit...

Apostilas: Cultivo de Macarujá

Livro: Sistema de Produção de Maracujá ....PDF.....  Baixar Apostila: Aspectos Gerais da Cultura do Maracujá ...PDF...  Baixar Apostila - Cultivo de Maracujá ...doc...  Baixar