Pular para o conteúdo principal

Ácaro do coqueiro (Aceria guerreronis)


Culturas Afetadas: Açaí, Castanha-do-Pará, Coco, Dendê, Macadâmia, Pinhão, Pupunha

Sinônimo: Eriophyes guerreronis

A praga é importante, pois, além de causar danos nas brácteas das plantas, provoca danos no fruto a ser comercializado.

Danos: Estes ácaros são geralmente encontrados sob as brácteas das folhas de coco sugando a seiva, ocasionando uma necrose que inicialmente tem o formato triangular. Nos frutos novos, atacam o perianto, causando necrose e fendilhamento, acarretando queda na produção.

Controle: Fazer uso de acaricidas específicos registrados para a cultura.

ciclo de vida varia entre 10 e 14 dias (Fletchmann, 1983). Essa espécie tem preferência por frutos nos primeiros estádios de desenvolvimento, localizando-se sob as brácteas dos mesmos, onde realiza o processo de alimentação.

Adulto

Tamanho do corpo - a fêmea mede 205 - 255 µm de comprimento e 36 - 52 µm de largura. Coloração - branco-leitosa ou levemente amarelada e brilhante. Outras Caractéristicas - Espécie microscópica, não visível a olho nu. Tem o corpo alongado, vermiforme e formado por finos anéis, onde são notados esparsos pêlos longos, concentrados na região posterior. Possui dois pares de patas na região anterior do corpo, caractéristica dos eriofídeos. A olho nu a colônia parece uma camada de pó branco.

BIOLOGIA

Um ácaro adulto alcança a maturidade em poucas semanas; a fêmea põe ovos, globulares e brilhantes, sob as brácteas ou perianto dos frutos; destes eclodem as protoninfas (vermiformes) que se desenvolvem em deutoninfas e estas em novos adultos. O ciclo completo de vida da espécie varia de oito a 11 dias. Praga de grande pontencial reprodutivo. Acredita-se que a reprodução de A. guerreronis possa ser, também, partenogenética, ou seja, um só indíviduo sendo capaz de formar grandes colônias.

Baixar Livro

ÁCARO DA NECROSE DO COQUEIRO



Créditos: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 
Joana Maria Santos Ferreira - Editora Técnica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças do Abacateiro [Persea americana] : Mancha-de-alga [Cephaleuros virescens]

A Mancha-de-alga ou Mancha-da-folha é uma doença que ataca o abacateiro seu agente causal é uma alga denominada cientificamente como Cephaleuros virescens Kunze. Essa doença reduz a área fotossintética normal das folhas do abacateiro e, conseqüêntemente, o vigor da planta. O estresse ambiental, como solos pobres, superpopulação de árvores e densa vegetação secundária, aumenta a suscetibilidade do abacateiro a esta doença. A severidade da doença é maior nas folhas afetadas por ácaros, insetos ou por outras doenças foliares. A Mancha-de-alga ocorre em todas as regiões tropicais e subtropicais úmidas. Existem registros de incidência no Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e Zimbábue. Cephaleuros virescens ataca, além do abacateiro, plantas pertencentes a mais de 20 famílias diferentes, entre elas, Anacardiaceae [família da manga e caju], Annonaceae [família da graviola], Myrtaceae [goiaba], Orchidaceae [família das orquídeas], Rubiaceae [família do café], Rutaceae [família dos cit...

Apostilas: Cultivo de Macarujá

Livro: Sistema de Produção de Maracujá ....PDF.....  Baixar Apostila: Aspectos Gerais da Cultura do Maracujá ...PDF...  Baixar Apostila - Cultivo de Maracujá ...doc...  Baixar