Doenças do Abacateiro: Gomose [Phytophthora cinnamomi]

Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!

É uma doença causada pelo fungo Phytophthora cinnamomi Rands e é comumente conhecida como Gomose ou Podridão-do-pé. Este funco ataca as plantas do abacateiro tanto no viveiro como no campo, sendo considerada a principal doença da cultura.
Esta doença está presente em quase todas as regiões produtoras de abacate do mundo, e pode se hospedar em outras culturas como abacaxi, castanha, eucalipto, pinho, pêra, citros e maracujá.

Os sintomas podem ser percebidos por toda a planta sendo que as principais características são o amarelecimento e queda das folhas, seca dos ramos do ponteiro, descoloração e necrose do sistema radicular e fendilhamento da casca com exsudação de goma. Entretanto, a doença somente é perceptível em estádio avançado, fase de difícil controle, resultando na morte da planta.

veja como se dá a caracterização dos sintomas nas partes da planta:

FOLHAS: As plantas infectadas apresentam amarelecimento das folhas, sintoma semelhante à deficiência de nitrogênio. Com o desenvolvimento da doença ocorre queda das folhas, deixando os ramos expostos e, nessa fase, também ocorre a seca dos ponteiros.

FRUTOS: O fungo geralmente não infecta os frutos, mas ocorre um aumento de produção de frutos de tamanhos menores na fase anterior à morte da planta.

RAÍZES / CAULE: O fungo praticamente destrói as radicelas, e as raízes apresentam-se descoloridas e com lesões necróticas. Na região do colo nota-se o fendilhamento da casca associado à exsudação de goma e, internamente a essa região, o tecido afetado apresenta coloração marrom e torna-se necrótico.

O controle desta doença pode ser feito através da aplicação de práticas culturais como: Plantio pouco adensado utilização de mudas de boa qualidade e livres da doença adubação equilibrada e remoção ou queima dos restos culturais. Pode-se também fazer uso de variedades resistentes e/ou aplicação de fungicidas para o controle do patógeno.

Fontes Consultadas: http://extranet.agricultura.gov.br

Divulge:

abacate

Deonças

Postar um comentário:

1 comentários:

Anônimo disse...

Esclarecedor.