Doenças do Abacateiro: Cercosporiose (Pseudocercospora purpurea)

Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!



A cercosporiose do abacateiro é causada pelo fungo Pseudocercospora purpurea (Cooke) Deighton. Este fungo causa muitas perdas econômicas em cultivos de abacate na América Latina e Estados Unidos.
Os sintomas característicos são frutos infectados apresentando pequenas lesões com 3 a 6mm de diâmetro, coloração marrom, ligeiramente deprimidas e com bordos definidos. Pontos de coloração acinzentada ocorrem no centro das lesões, formados pela esporulação do fungo, quando em condições de alta umidade. Com o envelhecimento das lesões, estas causam fissuras na casca do fruto servindo de porta de entrada para outros patógenos. Em condições severas, a doença causa a queda prematura dos frutos, em conseqüência da infecção do pedicelo que é caracterizada por lesões deprimidas, circulares, de coloração pardo-escura a negra, que podem envolver o pedicelo. Nas folhas, este fungo causa lesões angulares de 1 a 3 mm de diâmetro, de coloração marrom ou cinza, com halo clorótico visível nas duas faces da folha. Estas manchas podem coalescer, e como o tecido necrosado no centro das lesões tendem a cair, facilita o rasgamento do limbo da folha.

A infecção se dá geralmente através de lesões foliares, sendo que a principal forma de disseminação se dá pelo vento. A incidência desta doença inicia-se é mais acentuada durante o período chuvoso.






Fonte: Agrofit, Agrolink, Manual de Fitopatologia
Divulge:

abacate

Deonças

Postar um comentário:

0 comentários: