Doenças do Abacaxi: Podridão-negra (Ceratocystis paradoxa)

Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!

A podridão-negra é das principais doenças da cultura do abacaxi no Brasil, ocasionando perdas econômicas significativas. Esta doença é causada pelo fungo Ceratocystis paradoxa, que também ataca outras famílias de plantas (Arecaceae, Poaceae, Convolvulaceae, Anacardiaceae, Solanaceae).

O fungo Ceratocystis paradoxa sobrevive como saprófito nos restos da cultura ou outros materiais vegetais em decomposição e sua disseminação pode ocorrer através dos frutos ou por mudas infectadas, pelo vento, respingos da água da chuva ou irrigação por aspersão ou pelos insetos atraídos pelo cheiro dos frutos apodrecidos deixados no campo. temperatura ambiente em torno de 25 °C e umidade relativa alta favorecem o desenvolvimento da doença.

Os sintomas típicos da doença são o apodrecimento mole e negro geralmente na base dos frutos maduros e a produção de um agradável cheiro etéreo devido à fermentação da glicose.

Medidas de Controle

  • Deve-se evitar as colheitas durante os dias chuvosos, assim como os ferimentos e deixar sempre um pedaço do pedúnculo nos frutos.
  • Fazer a desinfecção dos frutos após a colheita, dos locais de embalagem e armazenamento.
  • Armazenar os frutos em frigoríficos a temperatura abaixo de 10 °C.










Fonte: Agrofit
Divulge:

Abacaxi

Deonças

Postar um comentário:

0 comentários: