DOENÇAS DO ABACAXIZEIRO: Nematóide-reniforme (Rotylenchulus reniformis)

Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!

O nematóide Rotylenchus reniformis Linford & Oliveira, vulgarmente chamado de nematóide-reniforme, parasita plantas de abacaxi, além de outras culturas de importância econômica, como soja, abacaxi, café, feijão, maracujá e principalmente algodão. Sua importância tem crescido devido à ocorrência de áreas com populações elevadas deste patógeno.

Principais sintomas

RAÍZES: Ocorre subdesenvolvimento do sistema radicular, apresentando a formação de um emaranhado de radicelas, além de o solo ficar aderido, devido à massa gelatinosa de ovos depositados pela fêmea.

CAMPO: Como sintomas reflexos no campo são observados amarelecimento, redução de crescimento, tamanho desigual de frutos e reboleira de plantas mortas.

Modo de sobrevivência

O nematóide Rotylenchus reniformis parasita as raízes, penetrando parcialmente, sendo que as fêmeas imaturas inserem a parte anterior do corpo nos tecidos radiculares, alimentando-se deles, mas sem matar as raízes. Estabelecido o parasitismo, essas fêmeas apresentam alteração no formato de seu corpo, passando de vermiformes a reniformes.

Estudo sobre o ciclo de vida de R. reniformis em algodoeiro constatou que são necessários de 17 a 23 dias para se completar o ciclo de ovo a ovo. Foi constatado também que a temperatura do solo pode influenciar na duração desse ciclo.

Controle

A realização de rotação de cultura utilizando outras espécies não hospedeiras, como o plantio de milho é recomendada para reduzir a densidade populacional no local.

CONTROLE QUÍMICO: A aplicação de nematicidas reduz a população de nematóides no local, porém não erradica.

Fontes de Pesquisadas: wikipedia, Agrofit
Divulge:

Abacaxi

Doenças de Plantas

nematoides

Postar um comentário:

0 comentários: