O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.
O certificado contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural. Os dados são declaratórios e exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse.
O CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola pois é exigido por bancos e agentes financeiros.
Para emitir o CCIR é necessário que o imóvel rural já esteja regularmente cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
A emissão do certificado é realizada via internet e o interessado também pode procurar uma unidade de atendimento da rede Incra.
EMISSÃO PELA INTERNET
Ao acessar via internet, você deve informar o código do imóvel rural, o CPF ou CNPJ do titular, o estado e o município de localização da área.
Em seguida será gerado (pelo sistema) um arquivo no formato PDF para impressão do CCIR em folha de papel branca. Se o sistema bloquear a emissão do certificado, consulte o procedimento a ser adotado conforme a mensagem indicada em “Problemas na emissão do CCIR”.
O CCIR tem periodicidade e o atual refere-se a 2017. Os certificados expedidos anteriormente perderam validade com a emissão do atual documento, ocorrida em dezembro de 2017. É possível emitir o atual certificado a qualquer momento via internet ou na rede Incra.
Após imprimir o CCIR é necessário pagar a taxa de serviços cadastrais por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que é emitida junto com o certificado, para validar o documento. O pagamento é realizado na rede de atendimento do Banco do Brasil.
Quitada a taxa, é possível emitir outras vias do certificado sem necessidade de novo pagamento.
[Emitir CCIR ##eye##]
[Consultar Autenticidade do CCIR ##eye##]
A “Consulta de Autenticidade” disponibilizada nesta página é direcionada a instituições financeiras, cartórios de registro de imóveis e outros órgãos públicos para verificar a autenticidade do CCIR e a quitação da taxa de serviços cadastrais para uso em transações financeiras e imobiliárias.
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A “Consulta de Autenticidade” disponibilizada nesta página é direcionada a instituições financeiras, cartórios de registro de imóveis e outros órgãos públicos para verificar a autenticidade do CCIR e a quitação da taxa de serviços cadastrais para uso em transações financeiras e imobiliárias.
COMO EMITIR O CCIR
- Digite o código do Imóvel rural
- Escolha na lista a Unidade Federativa do Imóvel Rural (Estado) onde o imóvel está localizado
- Escolha na segunda lista o município onde o imóvel está localizado
- Digite o CPF ou CNPJ do Proprietário ou declarante titular
- Clique no botão Emitir
- Se todos dados estiverem corretos é só aguardar e o Download do CCIR se realizado automaticamente
Para mais informações entre em contato por email: alcimarvn@gmail.com e pelo whatsapp (98) 98181-1867
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