Nome Científico: Pythium arrhenomanes
Nome Popular: Podridão-de-raízes
Descrição:
A podridão-de-raízes, causada por Pythium arrhenomanes Drechs., provoca prejuízos diretamente relacionados com o desenvolvimento das plantas. Esta espécie do gênero Pythium é mais patogênica ao abacaxi.
Sintomas:
Este patógeno causa podridão-de-raízes; em estágios mais avançados, as raízes apresentam grandes áreas atacadas, podendo causar tombamento.
Forma de sobrevivência
Os fungos do gênero Pythium são habitantes do solo e apresentam um grande número de espécies hospedeiras. Podem permanecer como saprófitos ou infectar plantas vivas, tornando-se parasitas. Excesso de água no solo e temperaturas elevadas favorecem a ocorrência da doença.
Controle:
As principais medidas de controle são a drenagem do solo e o manejo adequado da água de irrigação. A rotação de cultura é uma medida questionável, devido ao fato de se tratar de um patógeno de solo que possui um grande número de espécies hospedeiras e poder ocorrer como saprófito.
CONTROLE QUÍMICO: A fumigação do solo apresenta-se eficiente, reduzindo os prejuízos causados por Pythium spp. através do controle de nematóides e insetos que causam ferimentos nas raízes, facilitando a entrada do fungo.
Postar um comentário:
0 comentários:
Postar um comentário