DOENÇAS DO ABACAXIZEIRO: Gomose (Phytophthora cinnamomi)

Divulge:

Contribua com nosso blog: compre na nossa loja virtual - somos divulgador magazineluiza!


A gomose do abacaxizeiro, também conhecida popularmente como Podridão-do-pé e Podridão-do-topo, é uma doença causada pelas espécies Phytophthora cinnamomi e P. nicotianae var. parasitica (P. parasitica). O fungo Phytophthora cinnamomi está presente em quase todas as regiões produtoras de abacaxi do Brasil, possuindo ampla gama de hospedeiras, tais como citros, castanha, eucalipto, pinho, pêra, maracujá, etc.  Seu principal sintoma no abacaxizeiro é a podridão do topo e das raízes.
O fungo pode sobreviver por muito tempo como saprófito. No solo, sem a presença de plantas hospedeiras, Phytophthora cinnamomi sobrevive por períodos de até oito anos na forma de clamidósporo. Nas raízes, essa sobrevivência aumenta, chegando a 15 anos.
Os zoósporos produzidos sobre os tecidos doentes necessitam de água livre para se locomover e infectar a planta. Portanto, umidade elevada do solo, assim como temperatura entre 21 e 30 °C são fatores que favorecem o desenvolvimento da doença.

Controle
PRÁTICAS CULTURAIS: Recomenda-se evitar o adensamento e os ferimentos nas plantas. Os pomares devem estar localizados em áreas de boa drenagem e sempre utilizar mudas de boa qualidade e isentas do patógeno. Os restos de cultura e plantas doentes devem ser eliminados.
Divulge:

Abacaxi

Doenças de Plantas

Postar um comentário:

0 comentários: