Pular para o conteúdo principal

DOENÇAS DO ABACAXIZEIRO: Podridão-de-raízes (Pythium arrhenomanes)


Nome Científico: Pythium arrhenomanes
Nome Popular: Podridão-de-raízes

Descrição:

A podridão-de-raízes, causada por Pythium arrhenomanes Drechs., provoca prejuízos diretamente relacionados com o desenvolvimento das plantas. Esta espécie do gênero Pythium é mais patogênica ao abacaxi.

Sintomas:

Este patógeno causa podridão-de-raízes; em estágios mais avançados, as raízes apresentam grandes áreas atacadas, podendo causar tombamento.

Forma de sobrevivência

Os fungos do gênero Pythium são habitantes do solo e apresentam um grande número de espécies hospedeiras. Podem permanecer como saprófitos ou infectar plantas vivas, tornando-se parasitas. Excesso de água no solo e temperaturas elevadas favorecem a ocorrência da doença.

Controle:

As principais medidas de controle são a drenagem do solo e o manejo adequado da água de irrigação. A rotação de cultura é uma medida questionável, devido ao fato de se tratar de um patógeno de solo que possui um grande número de espécies hospedeiras e poder ocorrer como saprófito.
CONTROLE QUÍMICO: A fumigação do solo apresenta-se eficiente, reduzindo os prejuízos causados por Pythium spp. através do controle de nematóides e insetos que causam ferimentos nas raízes, facilitando a entrada do fungo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças do Abacateiro [Persea americana] : Mancha-de-alga [Cephaleuros virescens]

A Mancha-de-alga ou Mancha-da-folha é uma doença que ataca o abacateiro seu agente causal é uma alga denominada cientificamente como Cephaleuros virescens Kunze. Essa doença reduz a área fotossintética normal das folhas do abacateiro e, conseqüêntemente, o vigor da planta. O estresse ambiental, como solos pobres, superpopulação de árvores e densa vegetação secundária, aumenta a suscetibilidade do abacateiro a esta doença. A severidade da doença é maior nas folhas afetadas por ácaros, insetos ou por outras doenças foliares. A Mancha-de-alga ocorre em todas as regiões tropicais e subtropicais úmidas. Existem registros de incidência no Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e Zimbábue. Cephaleuros virescens ataca, além do abacateiro, plantas pertencentes a mais de 20 famílias diferentes, entre elas, Anacardiaceae [família da manga e caju], Annonaceae [família da graviola], Myrtaceae [goiaba], Orchidaceae [família das orquídeas], Rubiaceae [família do café], Rutaceae [família dos cit...

Apostilas: Cultivo de Macarujá

Livro: Sistema de Produção de Maracujá ....PDF.....  Baixar Apostila: Aspectos Gerais da Cultura do Maracujá ...PDF...  Baixar Apostila - Cultivo de Maracujá ...doc...  Baixar