Pular para o conteúdo principal

DOENÇAS DO ABACAXIZEIRO: Gomose (Phytophthora cinnamomi)


A gomose do abacaxizeiro, também conhecida popularmente como Podridão-do-pé e Podridão-do-topo, é uma doença causada pelas espécies Phytophthora cinnamomi e P. nicotianae var. parasitica (P. parasitica). O fungo Phytophthora cinnamomi está presente em quase todas as regiões produtoras de abacaxi do Brasil, possuindo ampla gama de hospedeiras, tais como citros, castanha, eucalipto, pinho, pêra, maracujá, etc.  Seu principal sintoma no abacaxizeiro é a podridão do topo e das raízes.
O fungo pode sobreviver por muito tempo como saprófito. No solo, sem a presença de plantas hospedeiras, Phytophthora cinnamomi sobrevive por períodos de até oito anos na forma de clamidósporo. Nas raízes, essa sobrevivência aumenta, chegando a 15 anos.
Os zoósporos produzidos sobre os tecidos doentes necessitam de água livre para se locomover e infectar a planta. Portanto, umidade elevada do solo, assim como temperatura entre 21 e 30 °C são fatores que favorecem o desenvolvimento da doença.

Controle
PRÁTICAS CULTURAIS: Recomenda-se evitar o adensamento e os ferimentos nas plantas. Os pomares devem estar localizados em áreas de boa drenagem e sempre utilizar mudas de boa qualidade e isentas do patógeno. Os restos de cultura e plantas doentes devem ser eliminados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças do Abacateiro [Persea americana] : Mancha-de-alga [Cephaleuros virescens]

A Mancha-de-alga ou Mancha-da-folha é uma doença que ataca o abacateiro seu agente causal é uma alga denominada cientificamente como Cephaleuros virescens Kunze. Essa doença reduz a área fotossintética normal das folhas do abacateiro e, conseqüêntemente, o vigor da planta. O estresse ambiental, como solos pobres, superpopulação de árvores e densa vegetação secundária, aumenta a suscetibilidade do abacateiro a esta doença. A severidade da doença é maior nas folhas afetadas por ácaros, insetos ou por outras doenças foliares. A Mancha-de-alga ocorre em todas as regiões tropicais e subtropicais úmidas. Existem registros de incidência no Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e Zimbábue. Cephaleuros virescens ataca, além do abacateiro, plantas pertencentes a mais de 20 famílias diferentes, entre elas, Anacardiaceae [família da manga e caju], Annonaceae [família da graviola], Myrtaceae [goiaba], Orchidaceae [família das orquídeas], Rubiaceae [família do café], Rutaceae [família dos cit...

Apostilas: Cultivo de Macarujá

Livro: Sistema de Produção de Maracujá ....PDF.....  Baixar Apostila: Aspectos Gerais da Cultura do Maracujá ...PDF...  Baixar Apostila - Cultivo de Maracujá ...doc...  Baixar